Conheça as vantagens e indicações do paralelismo entre geradores

Conheça as vantagens e indicações do paralelismo entre geradores

Você sabia que é possível conectar mais que um gerador para a mesma finalidade de abastecimento de energia? São muitas as vantagens que podem ser obtidas com o paralelismo, no entanto, é preciso ficar atento à algumas orientações de manutenção e instalação para garantir a segurança do próprio equipamento e dos operadores.

O paralelismo pode ser utilizado em diversas aplicações e a principal vantagem desta operação é a confiabilidade que confere ao sistema alimentador. Vamos citar um exemplo: se uma unidade de consumo de energia for alimentada entre dois ou mais geradores, mesmo que ocorra falta em um deles, os consumidores continuarão sendo alimentados pela potência dos demais evitando que fiquem sem energia elétrica.

Outra vantagem, é que as intervenções podem ser feitas sem interrupção de energia, já que enquanto um gerador recebe a carga, o outro pode ser submetido à manutenção. Em grandes empresas e indústrias, o paralelismo contribui para evitar prejuízos que podem ocorrer durante a manutenção do gerador, já que com mais de um equipamento em funcionamento, não há problemas com interrupção do fornecimento de energia, e automaticamente, da produção.

Outros benefícios são a economia e a eficiência. No sistema paralelo, se a necessidade de energia for baixa, o operador pode manter somente um equipamento em funcionamento, economizando combustível e mantendo a eficiência do sistema.

Mas, como mencionado acima, apesar de vantajosa, esta ligação deve ser planejada para evitar prejuízos e problemas.

A primeira orientação é de que a tensão de geração de todos os geradores deve ser a mesma. Se isto não for seguido, será gerada uma corrente de circulação entre os equipamentos, que pode danificá-los e reduzir a vida útil.

Para iniciar o paralelismo, é preciso: conectar os cabos de operação nos dois geradores de acordo com as instruções contidas do fabricante de kit de cabos para paralelismo; manter as chaves de economia de energia sempre na mesma posição em ambos os produtos; ligar os geradores e aguardar o tempo de aquecimento (aproximadamente 60 segundos); somente após estabilizarem conectar a tomada com a carga AC e o ideal é que sempre sejam conectados dois geradores da mesma marca e modelo.

Também é obrigatório utilizar um kit de cabos para paralelismo (que não acompanha o produto), que deve ser adquirido separadamente, já que não acompanha o produto.

A primeira troca de óleo deve ser feita com 20 horas e as demais, a cada 100 horas. Para efetuar esta troca, a orientação é de que o motor esteja desligado e alocado em uma superfície plana. Após, deve-se remover os parafusos da tampa lateral, a vareta medidora do óleo e retirado todo o óleo do cárter do motor. Por fim, é só colocar o óleo na especificação indicada, inserir a vareta medidora e fechar a tampa lateral.

A Click Geradores é especialista na venda de geradores e pode te ajudar com o paralelismo. Ela possui diversos geradores e marcas e conhecimento nas funções e capacidades de cada equipamento. Entre em contato, converse com um dos atendentes e conheça os produtos oferecidos!

Se você tiver alguma dúvida ou tiver interesse em adquirir um produto, entre em contato com nossa equipe comercial pelo whatsapp ou pelo contato do site, ou então acesse nosso site e confira os produtos!

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

paralelismo entre geradores geradores de energia elétrica manutenção e instalação de geradores
30 de outubro de 2019
‹ Voltar
© 2024 Click Geradores - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...