Quando é indicado o uso de um gerador monofásico ou trifásico?

Quando é indicado o uso de um gerador monofásico ou trifásico?

Você sabe em que situações utilizar um gerador monofásico ou um trifásico? Em poucas palavras, podemos dizer que o monofásico pode ser utilizado em residências e em equipamentos domésticos que utilizam a tensão monofásica, e o trifásico em equipamentos de grandes dimensões.

Mas, antes de citar as diferenças entre eles, é preciso lembrar que o primeiro passo ao escolher um gerador adequado, é conhecer a potência total a ser consumida pelos equipamentos que serão conectados a ele, determinar se precisa de um  gerador móvel ou estacionário, movido a gasolina ou a diesel.

A escolha de utilizar um monofásico ou trifásico dependerá dos equipamentos que serão ligados a eles, já que o monofásico é indicado para os com consumo baixo de energia e o trifásico para aparelhos com motores de alta potência.

Quando usar o gerador trifásico

O sistema de energia trifásica é mais indicado para garantir a eficácia em equipamentos de grande porte, como os industriais. O gerador trifásico tem capacidade de fornecer eletricidade à máquinas mais potentes e para os setores que necessitam de um fornecimento de energia contínuo e sem falhas.

Também é mais comum vermos o sistema trifásico em indústrias e outros sistemas de grande porte, por conta da relação de custo X benefício da instalação elétrica para cada aplicação. No caso de cargas grandes a rede trifásica permite, entre outras vantagens, dividir a carga total em três fios condutores ao invés de um ou dois, permitindo utilizar um fio de bitola menor, disjuntores e conexões de menor capacidade para baratear a instalação de forma geral. 

O recomendado, é usar geradores trifásicos para uso com motores elétricos trifásicos, ou para estabelecimentos onde exista a instalação de rede elétrica trifásica, sem relação direta com a dimensão da carga, pois é obrigatório distribuir de forma balanceada a corrente elétrica em todas as fases, ou seja, a potência instalada em cada fase deve ter valor semelhante as demais.

Caso seja utilizado um gerador trifásico em uma instalação monofásica, uma das fases ficará sem nenhuma carga, o que pode causar danos ao equipamento.

Quando usar o gerador monofásico

Para um consumo baixo de energia, um gerador monofásico é a escolha mais adequada.

Ele é muito utilizado em residências para fornecer energia a equipamentos domésticos que utilizam a tensão monofásica, como notebooks, iluminação e televisões.

Os geradores monofásicos são mais comumente utilizados em sistema de baixa carga pelo simples fato de ser incomum encontrar sistemas trifásicos de baixa potência. Eles são indicados para instalações onde não haja circuito trifásico instalado, pois assim são menores as chances de problemas causados pelo desbalanceamento de carga além do fato do custo da instalação ser menor em sistemas de baixa carga.

Principais diferenças entre geradores trifásicos e monofásicos

Os geradores trifásicos necessitam de mais fios no estator pois possuem uma bobina a mais que o seu similar monofásico, até por isso geralmente tem o custo um pouco mais elevado e são mais pesados. A potência gerada é similar entre os dois tipos, pois deve ser considerado sempre o fator de potência.

A alimentação do trifásico é efetuada em três fases (Neutro, fase A e fase B), assegurando um fornecimento de energia contínuo e sem falhas para equipamentos com motores. Já a do monofásico, é efetuada em apenas uma fase. Ou seja, a energia trifásica é caracterizada por três ondas monofásicas que trabalham juntas e a monofásica por uma única onda.

Para o dimensionamento, é preciso utilizar como referência o valor de KW e não de KVA. Para definir se precisa de um gerador monofásico ou trifásico é necessário saber se serão conectados a ele cargas trifásicas ou apenas monofásicas, e se possui ou não instalação trifásica. E não menos importante, alguns tipos de geradores podem diminuir a vida útil de equipamentos sensíveis como televisões, notebooks, aparelhos hospitalares, etc, sendo que para estes é recomendável utilizar apenas geradores refrigerados a água ou os modelos Inverter, pois estes possuem baixa variação de tensão e formação de harmônicas na energia gerada.

Encontre o gerador ideal com a Click Geradores

Nós da Click Geradores temos o gerador ideal para você! Possuímos diversas opções de modelos trifásicos e monofásicos e estamos à sua disposição para encontrar o gerador certo para sua casa ou empresa! Entre em contato conosco ou conheça nossos produtos acessando nosso site!

Se você tiver alguma dúvida ou tiver interesse em adquirir um produto, entre em contato com nossa equipe comercial pelo whatsapp ou pelo contato do site, ou então acesse nosso site e confira os produtos!

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

geradortrifasico dicasdegerador Monofásico Trifásico
14 de julho de 2020
‹ Voltar
© 2024 Click Geradores - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...