O que é tensão e corrente elétrica?

O que é tensão e corrente elétrica?

Apesar de serem termos cruciais para qualquer eletricista, muitas pessoas acham que tensão e corrente elétrica são a mesma coisa. Para facilitar a compreensão, podemos nos referir a termos populares bastante utilizados: tensão como voltagem e corrente como amperagem.

É muito importante saber a diferença entre as duas, já que essas informações podem ser utilizadas no dia a dia, em funções rotineiras, como saber a tensão de uma lâmpada, por exemplo, e a amperagem de um disjuntor.

Continue lendo este artigo e conheça mais características sobre tensão e corrente!

O que é tensão elétrica

A tensão elétrica é a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e em minúsculo para sinais alternados.

A tensão elétrica é calculada pela relação da energia potencial elétrica, dividida pela quantidade de carga fornecida.

O que é corrente elétrica

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.

A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère. A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.

Tipos de corrente elétrica

Existem dois tipos de corrente elétrica: contínua e alternada.

Corrente contínua

É sempre positiva ou sempre negativa, sem mudar com o tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.

Corrente alternada

Ocorre quando o valor da tensão elétrica varia ao longo do tempo, de acordo com a frequência. A corrente elétrica que chega às nossas residências, disponibilizada nas tomadas, por exemplo é uma corrente elétrica alternada.

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

tensão elétrica corrente elétrica corrente contínua corrente alternada
15 de dezembro de 2021
‹ Voltar
© 2024 Click Geradores - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...