Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Qual a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Existem dois tipos de corrente elétrica: contínua e alternada, mas, você sabe quais são as diferenças entre elas?

As correntes elétricas são responsáveis por transmitir energia elétrica, a partir do deslocamento de elétrons do lado negativo para o positivo. Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.

Mas, existem outras diferenças entre elas e algumas formas de identificá-las. Continue lendo este artigo que explicaremos mais sobre cada uma delas!

Corrente contínua

É sempre positiva ou sempre negativa, sem mudar com o tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo. A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.

Corrente alternada

Ocorre quando o valor da tensão elétrica varia ao longo do tempo, de acordo com a frequência. Uma das maiores vantagens da corrente alternada, é ter o fluxo alternado no sentido dos elétrons, que promove a capacidade de ser transportada por longas distâncias e grandes potências.

Elas são encontradas em linhas de transmissão, circuitos de alta tensão, transformadores, entre outros. A corrente elétrica que chega às nossas residências disponibilizada nas tomadas, por exemplo, é uma corrente elétrica alternada.

Estas são as principais diferenças entre as duas. Em nossas residências possuímos diversos equipamentos que são movidos por correntes elétricas. Alguns pela contínua e outros pela alternada. Agora que você já sabe um pouco mais sobre elas, fica mais fácil identificar.

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

corrente elétrica corrente elétrica contínua corrente elétrica alternada energia
10 de janeiro de 2022
‹ Voltar
© 2024 Click Geradores - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...