Leis de Ohm – Como tensão, corrente e resistência estão relacionadas

Leis de Ohm – Como tensão, corrente e resistência estão relacionadas

As leis de Ohm são consideradas fundamentais para a eletricidade, por determinarem que a corrente elétrica em um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada.

O cientista alemão George Simon Ohm (1789-1854) fez diversos testes para verificar a relação entre tensão, corrente e resistência elétrica.

Segundo ele, a resistência é determinada pela razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica.

Saiba como as leis de Ohm comprovam como a tensão, corrente e resistência elétrica estão diretamente ligadas:

Primeira lei de Ohm

Por meio de vários experimentos, Georg Simon Ohm observou que entre dois pontos de um material percorrido por uma corrente elétrica, existe uma proporcionalidade entre a corrente que circula e a diferença de potencial aplicada ao material.

A primeira lei de Ohm fala então sobre a resistência elétrica dos condutores, onde a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. A razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica é sempre constante para resistores ôhmicos.

Segunda lei de Ohm

A segunda lei de Ohm corresponde aos fatores que interferem na resistência elétrica. Estabelece que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com a constituição do material e que é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a espessura.

O que é tensão elétrica

A tensão elétrica é a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e em minúsculo para sinais alternados.

O que é corrente elétrica

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A),  e a intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.

 

O que é resistência?

A resistência elétrica é caracterizada pela capacidade de estabelecer uma corrente elétrica. Pode ser definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem de corrente elétrica quando submetido a uma diferença de potencial. O grau de facilidade ou dificuldade vai depender da largura, comprimento, condições ambientais e do material que o condutor é constituído. Além disso, é preciso levar em conta a resistividade do material do condutor.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APRENDENDO ELÉTRICA. Quais são as leis de Ohm? Disponível em: https://bit.ly/3pwhdE1 Acesso em 02/03/2022.

BRASIL ESCOLA. Segunda lei de Ohm. Disponível em: https://bit.ly/3hzQkdI Acesso em 01/03/2022.

EDUCA+BRASIL. Leis de Ohm. Disponível em:  https://bit.ly/3CbE0tU  Acesso em 01/03/2022.

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

leis de Ohm Primeira lei de Ohm Segunda lei de Ohm tensão elétrica corrente alternada corrente contínua corrente elétrica resistência
03 de março de 2022
‹ Voltar
© 2024 Click Geradores - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...