Como dimensionar um gerador de energia?

Como dimensionar um gerador de energia?

Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que desejam adquirir um gerador de energia. Afinal, é esta etapa que vai definir qual o modelo de gerador ideal para cada aplicação, ou seja, o dimensionamento elétrico do gerador de energia é o primeiro passo a ser dado ao adquirir o equipamento.

É através dele que serão obtidas informações essenciais para saber qual potência que o gerador precisa ter para atender de fato a finalidade a que será destinado. Para facilitar esta etapa, separamos alguns tópicos que vão te ajudar a entender mais sobre o dimensionamento:

1 - O que é preciso saber ao dimensionar um gerador?

A primeira informação a ser anotada, é para qual finalidade o gerador será utilizado. Após, é necessário avaliar a capacidade energética de todos os equipamentos que serão conectados ao gerador, além de dados como: tipo de carga, período da operação, forma de utilização e local de armazenamento.

É imprescindível também que seja informado o tipo de consumo, indicando como se dará o consumo de energia elétrica. Por exemplo, em uma residência ou escritório, o gerador provavelmente será utilizado para alguns equipamentos mais essenciais. Mas em uma indústria ou grande empresa, haverá maior demanda de consumo exigindo que sejam utilizados geradores maiores, mais robustos, e com maior potência. Neste caso também pode ser utilizado o paralelismo.

2 - Quem pode realizar o dimensionamento de um gerador?

É ideal que o dimensionamento do consumo energético seja realizado por um eletricista qualificado. Somente ele poderá garantir a segurança da instalação e do sistema e averiguar qual a demanda que o gerador precisará abastecer, qual o cabeamento correto e o porte de gerador a ser adquirido.

3 - Como descobrir a potência de um gerador?

O profissional verificará a potência das placas dos equipamentos a serem abastecidos, corrente nominal, potência do motor, relação entre as correntes de partida e nominal e tensão nominal e fará uma soma do índice de consumo de energia elétrica de todos os objetos que serão conectados ao dispositivo. O resultado da soma será o total de energia que o gerador deverá produzir.

4 - Por que é indicado fazer o dimensionamento?

Economia e assertividade estão entre os principais benefícios ao realizar o dimensionamento de um gerador. É essa etapa que vai garantir a vida útil do gerador e dos equipamentos conectados a ele, bem como o rendimento do abastecimento, evitando desperdícios de combustível e de consumo de energia.

Se você ainda tem dúvidas sobre o dimensionamento, entre em contato conosco! Aproveite e visite nossa loja, para conhecer a variedade de modelos e marcas que temos a lhe oferecer!

Imagens relacionadas

Compartilhe Isso

Posts Relacionados

Tags

Dimensionamento elétrico dimensionamento de geradores geradores de energia elétrica Click Geradores
26 de maio de 2021
‹ Voltar
© 2024 Click Geradores - Todos os direitos reservados
X

Receba nossas novidades!

Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email

Carregando...